Paripe.net

Campanha de vacinação contra gripe começa 30 de abril em Salvador

Imagem Responsiva


Campanha de vacinação contra gripe começa 30 de abril em Salvador
Foto: Reprodução

O aumento dos casos de H1N1 registrados no início desse ano tem provocado uma procura nos postos de saúde do município em busca da imunização. Entretanto, de acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, as vacinas estarão disponíveis a partir de 30 de abril, quando terá início a Campanha Nacional contra a Influenza.


"Algumas pessoas têm procurado os serviços municipais para serem protegidas contra a gripe, mas o imunobiológico será disponibilizado gratuitamente para o público alvo somente durante a campanha nacional, que acontece em data definida pelo governo federal", afirmou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.


A estratégia, que seguirá até o próximo 20 de maio, tem como meta de vacinar em Salvador 80% das mais de 615 mil pessoas que compõe o público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.


Em 2016 a chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos tem surpreendido os profissionais de saúde do país."Normalmente, o pico dos casos de gripe acontecem a partir do mês de julho. Por esse motivo a campanha é programada entre os meses de abril e maio, para que no período onde a incidência da doença é maior as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas. Este ano as ocorrências aconteceram um pouco mais cedo que nos anos anteriores", completou Doiane Lemos.


Entre janeiro e março deste ano, 11 casos de H1N1 foram confirmados na capital baiana, com dois óbitos. Em 2015, nenhuma ocorrência do vírus foi notificada em Salvador.

 

 

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva