Paripe.net

Caldeirão Cultural chega à décima edição com programação especial

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Caldeirão Cultural chega à décima edição com programação especial
Foto: Reprodução

Doze dias de intensas atividades vão marcar a décima edição do Caldeirão Cultural - Festival de Artes do Subúrbio Ferroviário. Shows, espetáculos de dança e teatro, cinema, debates, cortejo, trilha ecológica e exposições movimentam o Centro Cultural Plataforma (CCP), o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu e a Praça São Braz, no Subúrbio de Salvador.


O festival marca ainda o nono ano da reabertura do CCP, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O evento começa nesta terça-feira (31) e segue até 11 de junho, com a participação de mais de 20 grupos das diversas vertentes artísticas. Os ingressos variam de entrada franca a R$ 4.


O festival tem início com o ‘Piquenique de Argumentos’, que nesta edição tem como tema Formação do indivíduo através da mobilização em rede e construção coletiva. A mesa será composta por Ana Vaneska (Conselho de Cultura da Bahia), Rafael Claux (Kawo Kabiyesile), Camila Farias (UFBA) e Raimundo Nascimento (Rede Campi). O evento acontece nesta terça (31), às 19h, com entrada franca.


Por conta do aumento da produção cinematográfica no Subúrbio Ferroviário, será realizada na quarta (1º), a Mostra de Cinema do Subúrbio, com exibição de curtas e médias-metragens que têm como temas religião, quilombo, políticas públicas e questões sociais. As sessões serão às 15h e às 19h.


As atividades externas começam na quinta (2), às 19h, com o Desfile na Praça. O evento apresentará roupas que são a grande preferência entre os jovens descolados do Subúrbio, cujas estampas são personalizadas de acordo com a preferência de cada pessoa. O desfile vai ocorrer na Praça São Braz, em frente ao CCP.


Caminhada e trilha ecológica


No sábado (4), às 9h, acontece a já tradicional Caminhada Cultural. Nesta edição, os participantes farão o trajeto inverso. Com saída da Praça São Braz, eles seguirão pelas ruas de Plataforma e São João do Cabrito até o Parque São Bartolomeu. No dia que é celebrado o Meio Ambiente (5 de junho), será realizada a trilha ecológica Ecocult, às 9h, tendo o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu como ponto de encontro.


O objetivo da trilha é dar visibilidade ao potencial ecológico, paisagístico e turístico do território através de trilhas e articulação de redes, chamando atenção para a necessidade da revitalização das cachoeiras e dos mananciais do parque. A programação está disponível na fanpage do Centro Cultural Plataforma.