Paripe.net

Baianos vencem etapa nacional do Campeonato de Maratonas Aquáticas em Inema

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Baianos vencem etapa nacional do Campeonato de Maratonas Aquáticas em Inema
Foto: Manu Dias/GOVBA

Os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2014, realizada na manhã desta quinta-feira (13), na praia de Inema, em Salvador, e mantêm a liderança já conquistada nas primeiras quatro fases do feminino e masculino. Nesta semana, atletas de diversas partes do país visitam a capital baiana, para participar das últimas duas etapas – a primeira, realizada nesta quinta, quando por volta das 9h30, foi dada a largada da prova de 7,5 quilômetros, e reuniu 57 brasileiros, entre homens e mulheres de diversas categorias. Um pouco mais cedo, às 8h20, atletas que participaram do campeonato estadual, saíram pelo percurso de 2,5km.


A largada foi dada pelo governador Jaques Wagner, que participou da cerimônia, cumprimentou atletas e familiares, e falou sobre o incentivo ao esporte no estado. "Estimular a prática de esportes é uma das preocupações do Governo, e por isso temos não só a natação, mas outros esportes também, e temos conseguido atletas de grande qualidade e destaque mundial, como Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha".


Campeonato Baiano


Na etapa baiana, participaram 162 nadadores, entre eles o triatleta Bruno Vieira, que elogiou a organização da prova, já que não é a primeira vez que compete em Inema. "Nunca tive problemas com a organização das provas, acho que ela auxilia e acompanha muito bem os atletas".


Para o diretor da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, Igor de Souza, a prova da Bahia já é tradicional e não é à toa que a etapa de Inema é a final e decisiva para os atletas. "Esse é um dos lugares mais lindos do circuito e a Federação Baiana tem uma grande experiência e, por isso, essa é uma prova impecável e parabenizo a todos os organizadores com a certeza de que esse é um grande espetáculo do esporte".


Etapa nacional


Os 57 nadadores da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas foram divididos nas categorias Infantil (de 13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16), Júnior (17 a 19) e Sênior (acima 20 anos). O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA, para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como já aconteceu nas últimas temporadas. Além disso, a prova disputada nesta quinta-feira serve como seletiva para a equipe que vai participar do Campeonato Sul-Americano Juvenil, que acontece na Bolívia, no próximo ano.


Líder das primeiras quatro etapas, a baiana Ana Marcela Cunha ficou feliz de voltar a Salvador para a disputa e ainda manter a liderança. "Estou vindo de um ano excelente, com bons resultados, e agora voltar para casa é ainda mais especial, já que me mudei para São Paulo, e estar aqui é voltar para onde tudo começou e também para reencontrar amigos".


Copa Brasil


Neste sábado (15), ainda na praia de Inema, ocorre a prova da primeira edição da Copa Brasil, circuito nacional desenvolvido exclusivamente com etapas de cinco quilômetros, incluindo 17 categorias que são divididas por faixas etárias.

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva










Imagem Responsiva
Imagem Responsiva