Paripe.net

Baianos vencem etapa nacional do Campeonato de Maratonas Aquáticas em Inema



Baianos vencem etapa nacional do Campeonato de Maratonas Aquáticas em Inema
Foto: Manu Dias/GOVBA

Os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2014, realizada na manhã desta quinta-feira (13), na praia de Inema, em Salvador, e mantêm a liderança já conquistada nas primeiras quatro fases do feminino e masculino. Nesta semana, atletas de diversas partes do país visitam a capital baiana, para participar das últimas duas etapas – a primeira, realizada nesta quinta, quando por volta das 9h30, foi dada a largada da prova de 7,5 quilômetros, e reuniu 57 brasileiros, entre homens e mulheres de diversas categorias. Um pouco mais cedo, às 8h20, atletas que participaram do campeonato estadual, saíram pelo percurso de 2,5km.


A largada foi dada pelo governador Jaques Wagner, que participou da cerimônia, cumprimentou atletas e familiares, e falou sobre o incentivo ao esporte no estado. "Estimular a prática de esportes é uma das preocupações do Governo, e por isso temos não só a natação, mas outros esportes também, e temos conseguido atletas de grande qualidade e destaque mundial, como Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha".


Campeonato Baiano


Na etapa baiana, participaram 162 nadadores, entre eles o triatleta Bruno Vieira, que elogiou a organização da prova, já que não é a primeira vez que compete em Inema. "Nunca tive problemas com a organização das provas, acho que ela auxilia e acompanha muito bem os atletas".


Para o diretor da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, Igor de Souza, a prova da Bahia já é tradicional e não é à toa que a etapa de Inema é a final e decisiva para os atletas. "Esse é um dos lugares mais lindos do circuito e a Federação Baiana tem uma grande experiência e, por isso, essa é uma prova impecável e parabenizo a todos os organizadores com a certeza de que esse é um grande espetáculo do esporte".


Etapa nacional


Os 57 nadadores da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas foram divididos nas categorias Infantil (de 13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16), Júnior (17 a 19) e Sênior (acima 20 anos). O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA, para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como já aconteceu nas últimas temporadas. Além disso, a prova disputada nesta quinta-feira serve como seletiva para a equipe que vai participar do Campeonato Sul-Americano Juvenil, que acontece na Bolívia, no próximo ano.


Líder das primeiras quatro etapas, a baiana Ana Marcela Cunha ficou feliz de voltar a Salvador para a disputa e ainda manter a liderança. "Estou vindo de um ano excelente, com bons resultados, e agora voltar para casa é ainda mais especial, já que me mudei para São Paulo, e estar aqui é voltar para onde tudo começou e também para reencontrar amigos".


Copa Brasil


Neste sábado (15), ainda na praia de Inema, ocorre a prova da primeira edição da Copa Brasil, circuito nacional desenvolvido exclusivamente com etapas de cinco quilômetros, incluindo 17 categorias que são divididas por faixas etárias.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva