Paripe.net

As enchentes estão mais frequentes que costumavam ser?

Imagem Responsiva


As enchentes estão mais frequentes que costumavam ser?
Foto: Reprodução

O texto foi extraído de um site americano, mas as informações valem para grande parte do mundo, inclusive ao Brasil.


Há ao menos três coisas diferentes acontecendo simultaneamente para fazer parecer que as enchentes estejam mais frequentes hoje em dia:


- Ao longo dos últimos 50 anos, a população do Estados Unidos dobrou, então, as enchentes tendem a afetar mais pessoas agora. Isso faz com que os desastres sejam mais severos;

- A mídia parece dar a cobertura a qualquer enchente que ocorra em qualquer lugar, então, você escuta sobre elas mais do que costumava escutar;

- As enchentes, hoje em dia, são mais severas por conta das mudanças que as pessoas fizeram à topografia dos locais.


O terceiro fator é interessante. Para entender como as enchentes se tornaram mais severas agora, pense sobre um pedaço de terra de 100 acres coberto de árvores. Digamos que 76 mm de chuva caia de uma forma bem violenta. Terras florestadas são extremamente boas em absorver e segurar a água. As folhas no chão vagarosamente deixam a água escorrer, deixando o solo absorvê-la. Toda a chuva talvez seja retida e solta vagarosamente ao longo dos dias (principalmente através do processo de evapotranspiração).


Agora, imagine o mesmo pedaço de terra convertido em um shopping. Esses 100 acres estão completamente pavimentados. Se 76 mm de chuva caem, nada é absorvido. Então, cerca de 40 milhões de litros de água tenta escorrer pelo local mais fácil possível. Mas, veja que, em qualquer área em desenvolvimento, você vê áreas pavimentadas sem nenhum tipo de sistema de escorrimento de águas da chuva.


Outra coisa que está acontecendo hoje é que pessoas estão construindo estruturas em áreas com risco de enchentes e emergindo paredões e diques para manter a água fora. Em virtude disso, rios que enchem facilmente podem inundar mais outras áreas, principalmente as pobres. Agora,  não há nenhum lugar que a água possa ir exceto pelos próprios rios que estão sendo prejudicados. Ainda, a contenção de água pode ocasionar um rompimento que criaria um desastre bem maior.


Não está chovendo mais do que o normal. É só o desenvolvimento das cidades que prejudica a elas mesmas, pois não a absorção de água pelo solo e não há um número adequado de canais de escoamento.

.

Imagem Responsiva










Imagem Responsiva