Paripe.net

Amamentar Sempre leva conscientização para mães no Cras Plataforma

Imagem Responsiva


Para a dona de casa Dayane Késia Braga, 26 anos, a chegada do segundo filho é tão aguardada quanto a do primeiro. A futura mamãe de Davi acompanhava atentamente os ensinamentos sobre a importância da amamentação, durante a palestra da nutricionista da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Mariana Pontes.

Dayane e outras 20 gestantes participaram da ação realizada pelo Projeto Amamentar Sempre, promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A atividade foi realizada nesta quinta-feira (30), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em Plataforma.

Dentre os assuntos abordados estiveram o número de mamadas ao dia, prática sobre manejo da amamentação como a posição, pega e ordenha manual, informações nutricionais e alimentação da mãe. Além disso, foram esclarecidos os prejuízos relacionados ao uso de mamadeiras e chupetas e alguns mitos.

"Mesmo já tendo um filho, tinha algumas dúvidas sobre até quando o neném pode tomar só leite e, também, qual a melhor posição para amamentar. Foi ótimo, viu?! Agora vou esperar ele nascer para fazer tudo direitinho", comentou a mamãe Dayane. 

"É fundamental esclarecer as principais dúvidas sobre amamentação e, sobretudo, dar suporte às futuras mamães nessa fase tão linda e importante da vida", disse a nutricionista da Cosan.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, destacou a relevância do projeto. "Ao conscientizar e incentivar gestantes, puérperas, nutrizes e familiares sobre os benefícios do aleitamento, contribuímos para que possam alimentar com mais segurança, nutrindo seus bebês de forma adequada, da melhor forma possível, com o melhor alimento, que é o leite materno", afirmou.