Paripe.net

Alunos do projeto Karatê do Saber de Fazenda Coutos conquistam medalhas

Imagem Responsiva


| |

Alunos do projeto Karatê do Saber de Fazenda Coutos conquistam medalhas em campeonato
Foto: Reprodução

Poucos dias após comemorarem a troca de faixa de 28 alunos do ‘Karatê do Saber’, projeto que ensina a arte marcial oriental a crianças em vulnerabilidade social, os policiais da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, festejaram as sete medalhas conquistadas no XXI Campeonato Baiano de Karatê Interestilos.


Dos nove alunos do projeto que participaram da competição, dois alcançaram o lugar mais alto do pódio, dois receberam a medalha de prata e quatro ficaram em terceiro lugar, com medalha de bronze. O certame aconteceu no domingo (16), no Ginásio Poliesportivo de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com a presença de familiares. Um dos idealizadores do projeto, o soldado e faixa preta Renan Santos explica que a conquista do campeonato estadual abre as portas para a disputa na competição brasileira. “Funciona como uma seletiva e eles já garantiram o espaço na competição nacional”.


No entanto, os esportistas ainda precisam custear as inscrições, deslocamento, hospedagem e alimentação para participar da disputa, que ocorrerá no Ceará, em novembro deste ano. “Estamos apelando a quem puder ajudar estes atletas, que são de famílias humildes. Acredito que eles têm um futuro brilhante dentro do esporte”.


Na Categoria Adulto, Lucas Santos de Jesus levou o ouro e Emanuel da Silva Santos ficou com o bronze. Já na disputa pelo Juvenil, Lavínia Araújo dos Santos conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto Iasmin Costa da Silva ganhou a prata na categoria Infanto Juvenil. Na disputa por medalhas pela categoria Infantil A, Ulisses da Silva Santos ganhou a medalha de prata e Gabriel de Jesus a de bronze. Quem também conquistou o terceiro lugar foi o karateca Marcos Felipe Moreira de Jesus, que disputou pelo Infantil B.


Projeto


Há três anos, os soldados faixa preta Renan Santos e Álisson Guimarães tocam o projeto, que beneficia 90 jovens da região de Fazenda Coutos. Divididos em quatro turmas, os alunos recebem ensinamentos da arte marcial duas vezes por semana. Os policiais garantem que o esporte já mudou a vida de muitos garotos.


A comandante da BCS de Fazenda Coutos, tenente Carla Sousa, diz que os resultados do projeto são latentes, não apenas por conta das conquistas nos campeonatos. “São muitos os relatos em relação à melhora no comportamento dentro de casa, no convívio com os parentes e no desempenho escolar”.

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva