Paripe.net

Alternativa ecológica ao ar-condicionado começa ser testada nos ônibus de Salvador

Imagem Responsiva


O ArejaBus é um sistema híbrido de climatização por ventilação que utiliza a própria movimentação do ônibus para melhorar a sensação térmica, promovendo conforto e qualidade de vida para os clientes do transporte coletivo. O sistema retira o ar quente presente no veículo através do dispositivo de exaustão tipo Venturi (DETV) e permite a entrada do ar externo por meio das venezianas localizadas nas janelas do ônibus, além disso, nos momentos em que o veículo estiver parado ou em baixíssima velocidade, o sistema embarcado aciona exaustores elétricos para manter a renovação de ar. Toda tecnologia funciona independente da ação de motoristas e cobradores e em qualquer situação climática, ou seja, em dias chuvosos a água não entra no ambiente, apenas o ar.

Tendo em vista a situação atual da Covid-19, a ventilação se tornou ainda mais importante, os veículos com ar condicionado podem representar um risco para saúde público devido ao ambiente fechado, além de impactar no aumento do consumo de combustível em 25% e na emissão de CO2 em 15%, o que reflete diretamente no preço da tarifa e na preservação do meio ambiente. O ArejaBus possui uma taxa de renovação de ar 87% maior do que a realizada em locais como supermercados, restaurantes e bancos, além disso, o sistema chega a ser 10 vezes mais barato do que o ar condicionado e ecológico por não emitir CO2.

Os testes está sendo realizado em apenas um veículo e deve durar 3 meses, durante esse período será coletada informações como temperatura, umidade do ar e nível de CO2 dentro do veículo para validar as questões técnicas que envolvem a tecnologia, além disso, existe uma pesquisa de satisfação para os passageiros cujo intuito é entender como a solução está afetando a experiência dentro do ônibus. De modo a incentivar a participação da população, toda semana será sorteado um valor de R$ 100,00 para aqueles que responderem o questionário. Para acessar a pesquisa é bastante simples, basta utilizar o QR Code ou o link disponível em um dos cartazes espalhados pelo ônibus.