Paripe.net

Paripe em festa! Joedison Chocolate supera argelino e vai às 8ªs no boxe

Imagem Responsiva


| |

Paripe em festa! Joedison Chocolate supera argelino e vai às 8ªs no boxe
Foto: Yuri CORTEZ/AFP

Paripe está em festa. Filho do populoso e pobre bairro de Salvador, Joedison 'Chocolate' Teixeira venceu o argelino Abdelkader Chadi, segundo melhor do mundo da categoria no ranking da Associação Internacional de Boxe (Aiba), e está nas oitavas de final do peso meio-médio ligeiro (até 64kg) da Olimpíada.


O boxeador,  que ganhou a medalha de bronze na categoria peso leve no Pan-Americano de Toronto, no Canadá, em 2015, venceu o argelino após luta muito parelha que teve decisão dividida dos três juízes, 2 a 1. 


Aos 22 anos, foi a estreia do brasileiro em Jogos, enquanto que o argelino, de 29, já participara em Pequim-2008 e Londres-2012.


'Chocolate' tem este apelido por conta de sua semelhança física e de estilo de luta com Eligio Sardiñas Montalvo, ex-boxeador cubano de sucesso nos anos 1930 que era chamado de Kid Chocolate.


No combate, o brasileiro foi embalado pelo "uh, vai morrer, uh, vai morrer" gritado para o argelino antes e durante a luta pela barulhenta torcida presente no pavilhão 5 do Riocentro. 


Filho do seu Joceval, que até se aventurou no boxe, mas o largou em 2010 após algumas decepções, 'Chcocolate' vai enfrentar nas oitavas de final o turco Batuhan Gozgec, que minutos antes da luta do brasileiro venceu o camaronês Mahaman Smaila por decisão unânime dos três juízes.


O combate está marcado para o próximo domingo, às 19h, de novo no pavilhão 5 do Riocentro, na Barra.

 

Imagem Responsiva









Imagem Responsiva